Veja todas as notícias
Outros /// 13.04.2012

por Fundação Estudar

Além das fronteiras

Ciência sem Fronteiras faz parceria com Harvard University e MIT

Na terça-feira, 10, a presidente Dilma Rousseff encerrou sua viagem pelos Estados Unidos que, além da reunião com o presidente Barack Obama, incluiu também visitas ao MIT (Massachusetts Institute of Technology) e à Harvard University, duas instituições de excelência acadêmica, científica e tecnológica.
 
A visita teve como objetivo estabelecer parcerias com essas universidades para o programa Ciência sem Fronteiras, projeto educacional do governo brasileiro que visa o avanço do país em tecnologia e inovação por meio do intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. Instituído em dezembro do ano passado, o Ciência sem Fronteiras prevê a concessão de 75 mil bolsas de estudo até 2015.
 
O convênio acordado com o MIT inclui a montagem de um centro de inovação no ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), que deve ser iniciada em seis meses.
 
Durante a visita da presidente, a Fundação Lemann e o Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) assinaram um acordo com a Harvard University, que facilitará a inclusão de seis universidades de excelência no programa –  Harvard, Stanford, Columbia, Yale, Illinois e University of California. 

Além disso, a parceria prevê a criação de uma rede dos bolsistas de pós-graduação contemplados pelo programa para facilitar a troca de informações entre eles e apoiar a inserção profissional dos estudantes e pesquisadores em sua volta ao país.