Transparência

Para acompanhar os passos da nossa jornada, buscamos tornar vísivel o impacto da Fundação Estudar, procurando cada vez melhor atuar como uma organização eficiente, sustentável, excelente, cada vez mais independente e perene.

De onde vêm os recursos para nosso impacto ser possível

Nos últimos anos, a Estudar vem diversificando suas fontes de receita para garantir a sustentabilidade da operação e a escalabilidade do impacto. Atualmente 32% das fontes de receita são internas – endowment e fundadores – e 68% provêm de fontes externas – com investimentos em inovação, doações à nossa causa e nossos produtos.

Em que as pessoas e empresas investem

Nossa Causa: São doações de pessoas físicas e empresas que acreditam e investem em nossa causa e no impacto social de nossas iniciativas.

Nossos Produtos: Nossos recursos são fruto do valor gerado para jovens e empresas, desde o desenvolvimento de competências essenciais para a carreira e para a vida do jovem, até a construção e fortalecimento da marca empregadora das corporações. Além, é claro, de promover a conexão entre os dois.

O poder da nossa rede

Apenas em 2019, o valor que nossa rede de Gente Boa dedicou em horas de trabalho de apoio a iniciativas da Fundação Estudar ultrapassa 4 milhões de reais, distribuídas entre cursos, palestras, mentorias e mais iniciativas de desenvolvimento de jovens por todo o país.

Mensurar para avaliar nosso impacto e embasar melhor nossas decisões

Por meio do Plano CDE e da Fundação Getúlio Vargas, realizamos, durante os últimos dois anos, uma pesquisa que pôde aferir o real impacto da Fundação Estudar entre nossos jovens.

No caso do Programa de Líderes, identificou-se uma diferença significativa entre bolsistas e não bolsistas, quando comparamos indicadores como progressão de carreira, posições de tomada de decisão e alcance das organizações onde atuam.

A avaliação de impacto apresentada deve ser considerada para os bolsistas do setor privado de atuação.

Embora tenha crescido a diversificação das áreas de atuação dos líderes, as análises para áreas pública, social e acadêmica neste estudo ainda são limitadas. Isso porque ambos os grupos da amostragem e de controle têm atuação concentrada no setor privado, dado que foi o foco da Fundação Estudar nas primeiras décadas, e porque nossos bolsistas das demais áreas foram selecionados mais recentemente, são mais jovens e representam uma amostra ainda insuficiente.

A intenção é que nos próximos anos avancemos em métricas de impacto ligado a outras áreas de atuação e a senioridades mais variadas.

Já nas pesquisas sobre o Estudar Na Prática, identificou-se que a participação nos cursos está correlacionada a maiores salários no mercado formal. Além disso, concluiu-se que os cursos influenciam em assertividade, iniciativa, perseverança, otimismo e protagonismo dos jovens, além de torná-los mais satisfeitos e engajados com o trabalho.

Fundação Estudar 2020

Protagonismo é como chamamos, na Fundação Estudar, a capacidade de assumir responsabilidade pelo que acontece e se mover para promover mudanças. A capacidade de tomar para si os problemas e fazer de sua missão resolvê-los.

Em 2020, em meio às consequências mais desafiadoras da pandemia do novo coronavírus, vimos a rede da Fundação Estudar engajada e comprometida para transformar.

#1 As formas pelas quais nossa rede se moveu foram diversas, mas a direção, uma

Um simulador de demanda por leitos. Um farol com informações atualizadas diariamente sobre o avanço do vírus. Um movimento que fomenta e simplifica o apoio financeiro aos mais vulneráveis. Uma plataforma para estudos in vitro disponibilizada gratuitamente para pesquisadores.

Entre a intenção, a ideia e o resultado, se revelou uma enorme capacidade de execução. Foram centenas de jovens protagonistas que nos encheram de orgulho e esperança.

#2 Protagonismo durante a crise

Adotamos o termo “inquietos” para descrever aqueles que não se sentem satisfeitos em assistir o que poderia ser melhor. Aqueles que, em meio à adversidade do tamanho de um problema global, não se aquietaram até terem contribuído no combate – ao vírus e às suas consequências.

Adotamos o termo “inquietos” para descrever lideranças transformadoras que compõem nossa comunidade, que fazem diariamente de sua missão impactar positivamente a realidade. De onde quer que estejam e por onde quer que passem.

#3 Inquietude que muda o mundo

Como organização, a missão da Fundação Estudar é viabilizar que jovens determinados a deixar uma marca positiva no país consigam. E nos dá um fôlego renovado notar o potencial que uma rede de gente boa, protagonista e mão na massa pode ter – e o quanto o Brasil precisa dela.

Reforçamos o compromisso com nossa missão, dada sua importância, com objetivo de que possamos, cada vez mais, potencializar a capacidade de promover grandes transformações que só uma geração de inquietos tem.

Você também pode fazer parte disso

Ajude a transformar a inquietude dos talentos brasileiros em impacto positivo para o Brasil e o mundo.

DOE AGORA